Explorando lugares abandonados em Porto

  • Friday, Jul 29, 2022

Porto é a segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas da capital Lisboa. Mas, muitos turistas e até mesmo os próprios locais dizem que Porto é um destino muito melhor do que a capital portuguesa. Esta cidade que apresenta em sua arquitetura boa parte da história, não só de Portugal, mas também de parte da Europa, graças ao seu nível de conservação cultural.

Mas, existem algumas partes da cidade histórica que preocupam os que mais se importam com ela, pois são locais deixados de lado que podem poluir a imagem da cidade. Além disso, alguns destes pontos abandonados, além de trazer certo perigo para as pessoas, ainda pode destruir partes importantes da história da cidade e do país que estão contidos nas construções, Lisboa Abandonada também está passando por algo parecido.

Para entender melhor esta situação, separamos alguns casos de lugares que estão precisando de atenção na cidade de Porto por estarem abandonados e ruindo. Acompanhe todos os locais com atenção, para entender como esta situação é bem mais grave do que parece.

Lugares abandonados na cidade de Porto

Para alguns, os locais abandonados na cidade rica culturalmente de Porto pode ser uma espécie de complemento ao seu charme histórico, algo que demonstre a sua longevidade. Mas, para outros, é um sinal de que a história da cidade está se perdendo aos poucos e precisa de mais cuidados, mesmo que alguns lugares sejam considerados um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo.

De qualquer forma, dê uma olhada nos lugares que vamos listar abaixo e tire as suas próprias conclusões.

Capela do Senhor D’além

Capela do Senhor D’além

Fundada em 1877, a Capela do Senhor D’além é um dos locais que causam preocupação nos moradores locais por seu estado de conservação. A capela situada às margens do Rio Douro, possui uma história extensa com mais de 140 anos naquele local, onde passou por diversas fases do crescimento e expansão da cidade do Porto, mas, ao que parece, foi esquecida totalmente.

A capela remonta bem a força que a religião possuía no século XVIII, e ainda é protagonista de algumas lendas religiosas da região, demonstrando toda a sua importância e representatividade na cidade de Porto. De acordo com as autoridades locais, existe um projeto que se iniciou em 2020 que visa a renovação da capela do senhor d’além, nos resta aguardar para saber se esta renovação acontecerá mesmo.

Sanatório de Valongo

Sanatório de Valongo

Com uma paisagem digna de um filme de terror tradicional, o Sanatório de Valongo também era chamado de Sanatório de Monte Alto e é um dos prédios abandonados que estão dentro do território de Porto. Foi inaugurado em 1958 com objetivo de servir como um estabelecimento de saúde que atendesse a pessoas com tuberculose e serviu muito bem para estes fins dando apoio à mobilização nacional organizada pelo governo português para o combate à tuberculose.

Com o passar dos anos e a diminuição de casos da doença, estabelecimentos como o de Valongo se tornaram, pouco a pouco, obsoletos.

Então, como decisão nacional, muitos estabelecimentos com a mesma finalidade que este foram sendo redirecionados para outras áreas da saúde, o mesmo aconteceria com o Valongo, que serviria como um hospital psiquiátrico, mas o projeto não foi iniciado e os serviços do estabelecimento foram sendo diminuídos até o seu fechamento no ano de 1975.

O prédio então foi saqueado várias vezes e se tornou mais um dos edifícios totalmente abandonados e em um estado deplorável em Porto.

Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro

Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro

Um dos estádios municipais mais emblemáticos da cidade de Porto é o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, este estádio era a casa do Sport Clube Salgueiro e tinha uma capacidade para mais de 11 mil espectadores. O estádio também era considerado multiuso, servindo também para médios e grandes eventos da cidade, além de servir também como casa para jogos importantes do campeonato nacional português.

Devido a um fechamento do setor de futebol profissional do clube, o estádio acabou perdido e sem dono a mercê dos caprichos da administração municipal. E com o crescimento da cidade, necessidade de melhorias na mobilidade urbana de Porto, o Vidal Pinheiro deu o seu último suspiro em 2006 quando foi demolido para a construção de uma estação de metrô.

Porém, ainda se pode observar uma parte do velho estádio ali de pé do lado da estação, como se ele se recusasse a ser derrotado. É uma parte importante da cidade, que mesmo sendo demolida, ainda está lá e foi completamente abandonada até mesmo por seu clube fundador.

Concluindo

Porto é uma cidade muito emblemática em vários aspectos, podemos dizer que existem beleza até mesmo nestes locais abandonados pela cidade, pois, mesmo em seu abandono, eles ainda impõem sua história.